em Cidadania e Direitos Humanos, Notícias, Saúde

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) quer ouvir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre mudanças no atendimento à saúde mental previstas em nota técnica do Ministério da Saúde (11/2019), publicada no dia 8 de fevereiro. A nota prevê compra de aparelhos de eletrochoques para o Sistema Único de Saúde (SUS), reforça a possibilidade da internação de crianças em hospitais psiquiátricos e favorece a abstinência como tratamento de dependentes de drogas.

A Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas em vigor, porém, havia adotado outra linha, conhecida como “redução de danos”.

Pelo requerimento da CAS, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o ministro também deve ser questionado sobre a inclusão dos hospitais psiquiátricos nas Redes de Atenção Psicossocial (Raps).

No debate sobre os temas a serem abordados na visita de Mandetta, o senador Flavio Arns (Rede-PR) contou que no Paraná cerca de 20% dos afastamentos de trabalho são relacionados a saúde mental, abuso de álcool e drogas.

— Precisamos ser sensíveis, flexíveis, ter um olhar voltado para a família. Vamos convidar o ministro e desenvolver uma política pública boa, em termos de promoção de saúde mental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar