em Notícias, Pessoa com Deficiência, Terceiro Setor

No próximo dia 21 de março, às 9h, a Comissão de Assuntos sociais do Senado promove o seminário “Ninguém fica para trás”, em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento reunirá pessoas com síndrome de Down que mostrarão como superaram limites e conquistaram seus sonhos. A programação também trará projetos que ajudam no desenvolvimento da fala e da leitura e uma central de atendimento humanizado de acolhimento à trissomia 21. 

Para o senador Flávio Arns, membro titular da CAS e apoiador do evento, o foco do evento neste ano será promover uma reflexão sobre como garantir autonomia para crianças, jovens e adultos com a síndrome.

“O tema deste ano deixa a mensagem clara de que ninguém deve ser deixado para trás. Isso significa não ficar de fora da legislação, das políticas públicas e do orçamento. Temos que lutar para que esse espaço seja sempre garantido”, destaca Arns.

O dia 21 de março foi escolhido para marcar a celebração mundial pelo fato de a Síndrome de Down ser uma alteração genética no 21º par de cromossomos. Nas pessoas com a síndrome, esse cromossomo não é formado por um par, mas por três exemplares (trissomia).

Programação

O evento trará histórias dos jovens com síndrome de Down Samuel Santos e Luca Lima, palestrantes sobre pessoas com deficiência; Liane Colares, diretora de relações públicas da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e autora do livro “Liane, Mulher como Todas”; e Luana Dallacorte, primeira fisioterapeuta com Síndrome de Down a ser formada no Brasil. Eles falarão, dentro das suas áreas, sobre as oportunidades e ferramentas necessárias para pessoas com deficiência desenvolvam todo seu potencial e vivam suas vidas com plenitude.

Durante o evento, também serão apresentados os projetos Judô Precoce, da Associação Sociocultural Koinonia, iniciativa que inclui crianças com deficiência a partir a de dois anos no esporte, e o projeto “Canta e Lê”, criado pelo Movimento Down, que aborda a questão multissensorial para o desenvolvimento da fala e da leitura. Também será apresentado o projeto CHAT21 (Central Humanizada de Acolhimento T21), um portal que oferece acolhimento e informação gratuitos à distância, direcionado às famílias de pessoas que têm síndrome de Down.

Exposição fotográfica

Paralelo ao evento, ocorre a exposição de fotos “Um olhar especial para a natureza”, resultado de uma parceria entre a fotógrafa Gi Sales e o Diário da Inclusão Social. Para captar as imagens, foram realizadas oficinas fotográficas com 11 jovens com a Trissomia 21. Eles fotografaram os principais pontos turísticos de Brasília. A exposição fica disponível ao público de 21 a 28 de março, no espaço Evandro Cunha Lima, Senado Federal.

Serviço: 

Ninguém Fica Pra Trás – Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia 21 de março, às 9h, no auditório Petrônio Portela, Senado Federal.

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar