em Notícias, Política

O senador Flávio Arns (Podemos) disse nesta quinta feira, 13, que os senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães – ambos também dos Podemos – e a bancada dos deputados paranaenses em Brasília fecharam com a posição unânime do estado pela menor tarifa e sem taxa de outorga no próximo leilão das estradas pedagiadas.

“Há consenso uma convergência de todos os setores do Paraná em relação ao pedágio. Está muito claro que queremos a menor tarifa, sem taxa de outorga e sem degrau tarifário. Os senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães e coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional, deputado Toninho Wandscheer (Pros) estão juntos, unidos, com esta posição”, disse Arns que participou da 15ª audiência da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Arns reiterou o cuidado que deve se ter entre tarifa baixa e menor tarifa e comparou os pedágios cobrados no sul do estado e com os de Santa Catarina, divisa do Paraná naquela região. “Há essa proposta de baixar a tarifa em 17%, mas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, os preços são 70% menores dos atuais cobrados no Paraná”.

“Olha o que acontece, o pedágio ida e volta ao litoral paranaense custa R$ 50,00 e em Santa Catarina, na BR-101, se paga R$ 4,00. Essa  diferença que vai implicar em desenvolvimento econômico e social da região sul do estado”, completou.

Política social – O senador afirmou que uma estrada pavimentada, em boas condições , é uma das melhores políticas sociais que pode haver para uma região. “Uma boa estrada leva economia e desenvolvimento. E a região sul do estado há décadas vem sofrendo em relação a isso”.

Outra questão positiva neste debate, segundo Arns, é a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) de que a delegação das estradas estaduais só será permitida com lei aprovada pela Assembleia Legislativa. “Os deputados estaduais já disseram que só aprovam a lei se o modelo atender os interesses do Paraná”.

“Temos que estar juntos e unidos para que a proposta da menor tarifa seja encampada pelo governo federal. Podem contar com os três senadores do Paraná e com a bancada federal do estado”, reafirmou.

Foto: Divulgação

Texto: Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar