O senador Flávio Arns (PSB/PR), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, encaminhou nesta quarta-feira (12) ofício ao governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD/PR), manifestando preocupação e pedindo medidas urgentes para prevenir casos de violência contra escolas no Paraná.
No documento, Arns afirma que tem recebido relatos de casos de ameaças em escolas de diversos municípios paranaenses e pede que o governo estadual adote medidas de curto e longo prazo junto aos estabelecimentos de ensino do estado.
“Considero que devamos unir esforços na busca por soluções viáveis ao problema, seja por meio de medidas de curto prazo – como ações efetivas de controle da segurança nas escolas, combate ao bullying e à violência – e, também, por meio de projetos de longo prazo, garantindo um ambiente educacional acolhedor, estruturado e seguro para todos”, sugere.
O senador também solicita que o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) receba todo o apoio necessário para que seu trabalho esteja presente em todas as escolas paranaenses. “Além de atuar no patrulhamento e atendimento das demandas apresentadas pelas escolas, o BPEC realiza ações preventivas de grande impacto na comunidade escolar e em seu entorno”, ressalta.
“Considero que a formulação de orientações para este momento específico seja necessária, assim como o fortalecimento do BPEC, além da capacitação de professores e policiais para mediarem conflitos”, completa.
Política Pública
Arns lembra ainda que, no âmbito da CE, o assunto já vem sendo abordado e que a Comissão pretende colaborar na consolidação de uma política pública de superação das situações de violência vivenciadas pelas escolas de todo o país. Na reunião desta semana, o colegiado aprovou a realização de audiências públicas para ouvir especialistas e órgãos públicos sobre o tema
Para ler o ofício na íntegra, acesse o link: bit.ly/seguranca-escolas