em Cidadania e Direitos Humanos, Notícias, Política

Nesta quarta-feira (18), o Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, presidido pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), promoveu sua segunda reunião no Senado Federal. Desta vez, com a participação do embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, e da ativista brasileira Clara Magalhães Martins, que coordena a organização humanitária The Robin Hood Project, com atuação junto a refugiados e vítimas da invasão russa na Ucrânia.

A reunião, proposta por Arns, teve como objetivo planejar ações e estratégias desenvolvidas para o apoio humanitário aos cidadãos que vivem no país ucraniano. Durante o encontro, o embaixador reforçou o apelo para que os parlamentares atuem a favor do envolvimento mais ativo do governo brasileiro em apoio à Ucrânia, ampliando esforços diplomáticos, oferecendo suporte militar, prestando apoio humanitário e agindo concretamente em solidariedade ao povo ucraniano.

Melnyk disse que o país espera exemplos concretos de como seria possível ajudar os ucranianos não só com palavras, mas com ações. O diplomata também falou da disposição do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em conversar com o Parlamento brasileiro.

A ativista brasileira Clara Magalhães Martins, que está em Dnipro, na Ucrânia, apresentou as iniciativas humanitárias que estão sendo conduzidas pelos voluntários de diversos países, inclusive do Brasil. Clara atua no país desde o início da invasão. Num primeiro momento, apoiando a retirada de brasileiros,  e hoje, atuando em várias frentes no território ucraniano.

O projeto coordenado por ela presta apoio humanitário aos ucranianos por meio de doação de alimentos, água, suprimentos médicos, instalação de janelas temporárias, treinamentos de primeiros socorros e combate para civis, além de apoiar o resgate de mais de 300 brasileiros que estavam na Ucrânia no início da invasão.

Os convidados falaram sobre a expectativa de apoio do Brasil nas mais diversas áreas e sobre como o país pode contribuir para mediar as negociações e apoiar o trabalho humanitário que é de sobrevivência, principalmente com a proximidade da chegada do inverno no país europeu.

“Mais uma vez, destaquei o compromisso do Senado e do Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia em apoiar o povo ucraniano. Não mediremos esforços para que essas ações se concretizem”, destacou Flávio Arns.

A reunião também contou com a participação dos senadores Sérgio Moro (União Brasil-PR) e Damares Alves (Republicanos-DF), que fazem parte do Grupo Parlamentar.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar