em Educação, Notícias

Em discurso na tribuna do plenário do Senado, Flávio Arns (Rede/PR) destacou o importante trabalho realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados pelos 110 anos de existência. Ela é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história diferente das outras universidades.

A instituição não foi criada, e sim transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem desse centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

“Quero me somar à Câmara dos Deputados na justa homenagem à UTFPR, entidade referência no Paraná e no Brasil. Conheço de perto o trabalho realizado, a Universidade não forma apenas alunos e sim cidadãos com valores democráticos, sociais e éticos. Conheço a história e muito me orgulha de vir do nosso Estado”, afirma Arns.

UTFPR – A Universidade Tecnológica do Paraná tem como principal foco a graduação, a pós-graduação e a extensão. Oferece 100 cursos superiores de tecnologia, bacharelados – entre eles engenharias – e licenciaturas. Oferta também 19 cursos técnicos em diversas áreas do mercado, como de nível médio integrado e de nível médio subsequentes ao ensino médio na modalidade à distância, com polos distribuídos pelos Estados do Paraná e de São Paulo.

Com ampla abrangência no Paraná, a UTFPR tem 13 campi no Estado e pretende ampliar essa atuação. Atualmente, a força de trabalho da instituição é de 2.540 professores e 1.176 técnicos administrativos. O número de estudantes regulares nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação passa de 32 mil.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar