em Notícias, Pessoa com Deficiência, Projeto de Lei, Saúde

Atendendo a pedidos da sociedade e com o objetivo de prevenir e alertar mães em todo o Brasil, o senador Flávio Arns (Podemos/PR) apresentou nesta semana o Projeto de Lei 5034/2020 que estabelece a data de 25 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção da Asfixia Perinatal.

A asfixia perinatal é uma complicação que pode ocorrer durante o trabalho de parto ou logo após o nascimento do bebê, causando diminuição de oxigênio no sangue do feto ou do recém-nascido. A situação pode causar lesão neurológica, caracterizando a Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica (EHI).

A Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica gera no recém-nascido sequelas com diversos graus de perda motora ou sensorial e de anormalidade na função cognitiva. No Brasil, estima-se que 15 mil a 20 mil bebês nascem, a cada ano, com encefalopatia hipóxico-isquêmica.

Segundo Arns, é importante a criação desta data como forma de conscientizar e prevenir novos casos. “É um dia para discutirmos, refletirmos, construirmos caminhos e alternativas para promover a saúde das crianças e apoiar as famílias para que os seus filhos tenham sempre mais dignidade através da saúde plena”, ressaltou Arns.

Na justificativa do projeto, o senador ainda lembra que o investimento de recursos para evitar a Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica (EHI), ou diminuir os efeitos negativos, é mais baixo do que comparado aos cuidados necessários para o atendimento das pessoas com EHI. “É muito importante que o conjunto da sociedade exija do Estado os investimentos compatíveis com a gravidade do problema”, afirmou.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar