em Covid-19, Educação, Educação na Pandemia, Notícias

Teve início hoje (25) o primeiro de uma série de debates que vão acontecer às segundas-feiras, às 10h, na Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID), presidida pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR). Para essa primeira audiência pública, estiveram presentes, remotamente, Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Lucas Hoogerbrugge, do Movimento Todos pela Educação.

O senador Flávio Arns afirmou que a Subcomissão tem a finalidade de contribuir para um exame cuidadoso dos próximos passos que devem ser seguidos na área de educação. “Após quase 20 meses desde o início da pandemia, as dificuldades enfrentadas por estudantes, profissionais da educação e famílias continuam as mesmas. Além da triste e lamentável marca de mais de 600 mil mortos de Covid-19 em nosso país, com todo o impacto emocional, social e econômico que a tragédia provoca na vida das famílias, a pandemia descortinou diversas situações de desigualdade, deixando ainda mais vulnerável a situação de vida de estudantes de baixa renda”, ressaltou.

Os especialistas em educação, Andressa e Lucas, tiveram considerações convergentes. Estão de acordo que os prejuízos são uma realidade, mas que podem ser recuperáveis, desde que se tenha uma agenda estratégica educacional implementada pelos entes federativos e a sociedade, por meio de um trabalho coordenado.

Andressa e Lucas fizeram ponderações fundamentais e mostraram dados levantados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Movimento Todos pela Educação desde que a pandemia começou. Vale destacar algumas, como a falta de investimentos na área da educação, a inclusão digital, o risco à vida dos profissionais da educação e dos estudantes, a necessidade da reorganização curricular, o enfrentamento da evasão escolar e o acolhimento e proteção da saúde mental. E, ainda, a importância da vacinação contra a Covid e uma agenda estrutural a longo prazo.

A próxima audiência já está marcada para o dia 3 de novembro.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar