em Covid-19, Educação, Educação na Pandemia, Notícias

Nesta quarta-feira (03), a Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) contou com a presença virtual dos presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e da União Nacional os Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima, que também é coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Na pauta do debate, os impactos da pandemia sobre os profissionais da educação e os desafios lançados sobre a gestão educacional. Os convidados compartilharam a importância do diálogo com os colaboradores e gestores na definição de uma agenda estratégica para minimizar os efeitos que a Covid-19 trouxe para o sistema e para os estudantes.

“Precisamos de um planejamento e de políticas públicas para garantirmos segurança aos profissionais da educação e alunos. Conversar com quem está envolvido traz segurança ao processo”, disse o presidente da Subcomissão, senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Heleno Araújo destacou a importância dos diálogos sociais e políticos. “Audiências públicas como essas são o espaço que temos para colocar nossas ideias e discutirmos caminhos para a educação como um dever social e humano”, afirmou.

Já Humberto Gonzaga Lima enfatizou a parceria entre estados e municípios na defesa de uma educação social, laica e inclusiva. “Precisamos rever também os efeitos da exclusão social acarretada pela pandemia e como recuperar esses estudantes. O retorno às aulas é importante, mas ainda preocupante, por isso é fundamental o contato com os gestores municipais e estaduais”, explicou.

Os convidados mencionaram, ainda, a necessidade de reverter os efeitos da EC 95/16, que não permitem que haja crescimento nos investimentos e despesas do governo com educação para os próximos 20 anos. Eles consideram um retrocesso ao avanço educacional no país.

A próxima audiência da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia será na segunda-feira (8), às 10h e pode ser acompanhada pelo Youtube da TV Senado.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar