Ações de acolhimento, saúde mental, investimentos e inclusão digital foram alguns dos temas de destaque entre os convidados desta segunda-feira (10) na reunião da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, do Senado Federal.
Camila Pereira, diretora de Educação da Fundação Lemann, explicou que, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, de julho de 2021, a maioria das crianças e adolescentes ganhou peso durante a pandemia, 44% ficaram mais tristes, 38% com mais medo e 34% perderam o interesse na escola. Aliado a isso, ela destacou, também, que 24% dos estudantes brasileiros, em maio de 2020, no início da pandemia, não tinham acesso à internet, o que resulta em uma aprendizagem inadequada. “Precisamos de ações para lidar, por exemplo, com a evasão escolar, com a insegurança alimentar e, sobretudo, com iniciativas de acolhimento a alunos e profissionais da educação”, afirmou.
Maria Cristina Manella, procuradora da República, falou da importância das políticas públicas coordenadas entre os entes federados para reestabelecer o ensino e recuperar o ambiente escolar. “É necessário evitar o retrocesso educacional, mas para isso, os programas sociais têm que estar previstos no Plano Plurianual (PPA) e garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA)”.
O senador Flávio Arns (Pode-PR), presidente da Subcomissão, concordou com a procuradora e lembrou as palavras de Olympio de Sá Sotto Maior, que foi procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná. Ele disse: “lugar de criança e adolescente é no orçamento do Estado”, por isso, educação é essencial e prioridade absoluta.
Ainda nesta linha da importância de uma ação coordenada, levando em consideração a diversidade das regiões brasileiras, o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto, falou dos diversos projetos legislativos na área da educação e os impactos para os gestores. “É necessário construirmos um pacto nacional hoje para construirmos o amanhã”, enfatizou.
A última reunião da Subcomissão no ano de 2021 será no dia 13 de dezembro, às 10h.